Saturday, July 23, 2005

The Meaning of Life

Image hosted by Photobucket.com

Nate Sr.: You hang on to your pain like it means something. Like it's worth something. Well, let me tell you - it's not worth shit. Let it go! Infinite possibilities, and all he can do is whine.
David: Well, what am I supposed to do?
Nate Sr.: What do you think? You can do *anything* you lucky bastard - you're alive! What's a little pain compared to that?
David: It can't be that simple.

Nate Sr.: What if it is?

from six feet under

Wednesday, July 20, 2005

Amores Fora do Mundo #6

Image hosted by Photobucket.com

Bosko & Admira

Sarajevo, Maio de 1993. Bosko Brkic e Admira Ismic conheceram-se na escola quando ambos tinham 16 anos. Ele era sérvio, ela muçulmana, mera minudência, quando é o amor que dita as regras, que como se sabe, consiste numa única que é precisamente a inexistência de quaisquer regras.
Este não era contudo o seu tempo. Forças mais poderosas moviam-se no sentido contrário e de súbito a guerra civil explodiu deixando um rasto de ódio e morte à sua passagem.
Quando os sérvios começaram a fugir da cidade, Bosko recusou-se a partir. E quando a situação se tornou insustentável planearam a fuga. Chegaram a acordo com os contactos sérvios e muçulmanos. Asseguraram-lhes que poderiam partir de Sarajevo em segurança. A ponte de Vrbanja separava o território muçulmano do território sérvio, daí seguiriam para Grbavica cidade controlada pelos sérvios em direcção a Belgrado onde esperavam recomeçar uma nova vida.
Os atiradores furtivos, instalavam-se nos prédios vizinhos à ponte, de um lado e do outro da barricada. As travessias eram por isso arriscadas e feitas sobretudo à noite, com a cumplicidade das sombras negras projectadas pelas árvores. Bosko e Admira, estavam contudo confiantes nas promessas de uma passagem segura, e dirigiram-se à ponte em plena luz do dia. Bosko foi o primeiro a ser atingido e morreu de imediato, Admira contudo apesar de ferida ainda se conseguiu arrastar até ao corpo do seu amor e abraçá-lo, antes de ser novamente atingida.
Os seus corpos ficaram prostrados naquele descampado durante oito dias, até que as tropas sérvias os retiraram do local e os enterraram em Lukavica, na época uma base militar. A foto com os corpos dos amantes percorreu mundo, e a imprensa sempre em busca de pontos de referência chamou-lhes Romeu e Julieta de Sarajevo.
Em 1996 após o fim da guerra o pai de Admira, conseguiu que transladassem os corpos dos amantes para o cemitério de Lion em Sarajevo, a terra onde se conheceram e apaixonaram.
A 11 de Julho assinalaram-se os dez anos sobre o massacre de Srebrenica. Dos 8000 cadáveres descobertos no pós-guerra, nem dois mil foram identificados. É o anonimato que separa a história de Bosko e Admira dos 6000 mortos que permanecem por identificar.
A história de avós que sobreviveram aos horrores da II Grande Guerra, para no fim verem a família a ser dizimada à sua frente, a história de mães com os braços nus e desamparados depois de lhes terem arrancado os filhos dos braços. Histórias que ainda hoje se repetem todos os dias em todo o mundo, a história anónima e silenciosa das vitimas da guerra e da fome, dos que tiveram o infortúnio de nascer no lado errado da vida e a vêm escoar-se por entre os seus dedos magros e enclavinhados pela desesperança.



Tuesday, July 12, 2005

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Às imagens de horror que nos chegam de Londres prefiro estas, imagens de uma cidade linda, pela qual me apaixonei muito antes de a conhecer. Perante a impossibilidade de viajar com a frequência desejada, optei desde cedo pelas viagens através dos romances, da poesia, das fotografias, do cinema. Fiz a mítica viagem coast to coast com Kerouac, apaixonei-me pela Nova Iorque de Woody Allen, Scorcese e Spike Lee, deambulei pelos Boulevards de Paris com os poetas malditos, embrenhei-me pela Praga de Kafka e Kundera, a Berlim dos Cabarets, de Sternberg e da sua musa Dietrich, a Londres de Wilde, Virgina Wolfe, Mike Leigh. Resta dizer que nunca me desiludi, apesar dos avisos de alguns amigos. Nova Iorque é a cidade que se segue, esperemos que brevemente.

Friday, July 08, 2005

LONDON TOWN

Image hosted by Photobucket.com