Tuesday, May 18, 2004

The Eternal



Manchester, 18 de Maio de 1980. A história é sobejamente conhecida, queimada por sucessivas vezes na fornalha que alimenta os mitos. O vocalista da Joy Division, Ian Curtis, suicida-se na sua casa em Manchester, após ingestão massiva de álcool e o visionamento de um filme de Werner Herzog. “Bad news lads... anuncia no dia seguinte John Peel aos microfones da Radio One.
O final foi tão violento e inesperado como o início, quando ainda se chamavam Warsaw e assistiam aos concertos de Sex Pistols em clubes poeirentos entalados entre pavilhões decrépitos de tijolo vermelho e os detritos da revolução industrial. Depois o caminho da Joy Division cruzou-se com o de Tony Wilson, apresentador de televisão e fundador da Factory, e sobretudo com Martin Hannett, sem dúvida um dos grandes culpados do som Joy Division. É Martin que vai esculpir o som em bruto da Joy Division e transformá-la no diamante (negro como convém) da Factory onde despontam nomes como The Fall, Durutty Column ou A Certain Ratio. Ian Curtis era a personificação ideal de uma época. A sua escrita atormentada, a austeridade do negro envergado sem contemplações, as histórias do seu casamento falhado devidamente ilustradas com laivos de sadismo, as alegadas simpatias neo-nazis, a epilepsia que por vezes tomava conta do seu corpo em pleno palco, a revolta espalhada aos ventos atingindo tudo e nada. E depois a morte. A um pequeno passo da consagração, com o LP “Closer” prestes a sair e uma digressão norte-americana já agendada, Ian Curtis deita tudo para trás das costas e suicida-se “I can’t cope no more”, dizia uma nota deixada junto a um álbum de Iggy Pop “The Idiot”, tinha 23 anos. Os motivos da sua morte, são o que levou consigo. A vida deixou de lhe pertencer quando se enforcou, a sua morte também, quando o elevaram a idolo de uma geração.

1 Comments:

Blogger Paulo Oliveira said...

Bom Dia!

Venho por este meio informar a existência de Associações que tendo como principal objectivo dar resposta às necessidades das pessoas com epilepsia podem lhe ser uteis:

www.lpce.pt
www.epi.do.sapo.pt

Os meus blogs pessoais que também são sobre esta patologia:

www.epilepsiasociedade.blogspot.com
www.epilepsia.blogs.sapo.pt

11:45 am  

Post a Comment

<< Home