Saturday, May 22, 2004

Copy/Paste



"NÓS e o MUNDO" por Miguel Sousa Tavares

"Daqui até Novembro, o Governo de Ariel Sharon vai ter as mãos livres para fazer o que quiser na Palestina. Não que a sua liberdade de acção, à revelia da ONU e das leis internacionais, não fosse já praticamente total, desde que o amigo George W. Bush chegou à Casa Branca. Mas, quando as coisas eram particularmente chocantes, a Administração Bush lá pedia alguma contenção e Sharon continha-se, a custo. Agora e até às eleições de Novembro, Bush não quer saber de Israel para nada. A única coisa que o preocupa, para além da reeleição, é o Iraque e porque a imprensa e o escândalo mundial a isso o obrigam - de outro modo, também lhe seria já indiferente.

À solta, Ariel Sharon revela exuberantemente aquilo que é: um verdadeiro terrorista. Para abandonar meia dúzia de colonatos em Gaza - que não representam nada para Israel, mas cujo abandono ele apresentará como "grande concessão" - faz questão de deixar a terra queimada para trás. Invocando o eterno argumento da "segurança", dedica-se a destruir, antes mesmos dos colonatos a abandonar, as casas do palestinianos que lá vivem, na sua maioria refugiados de guerra. A ideia é deixar virtualmente inabitável um território que já de si só oferece condições de sobrevivência miseráveis.

Sufragado pelas sondagens, autorizado pelo Supremo Tribunal de Justiça de Israel, o exército de Telavive cumpre a nobre missão de saquear e destruir casas de civis palestinianos. E, quando estes, sem mais nada puderem fazer, se juntam aos milhares numa manifestação pacífica e desarmada em Gaza, Israel bombardeia a manifestação com tanques e aviões, deixando um mar de sangue e corpos de crianças esventrados no chão, culpadas do crime de protestarem contra a destruição das suas casas. Mas, como disse Bush, "Israel tem o direito de se defender do terrorismo". Terrorismo? Mas o que é isto senão terrorismo de Estado?

Israel perdeu há muito a razão, a memória, a história e a honra. Os Estados Unidos, seus cúmplices de toda a hora e todos os crimes, também. Mas porque mantém o resto do mundo, a Europa, relações de igualdade e Estado a Estado com o Estado de Israel? Por que razão o terrorismo é apenas a bomba palestiniana que mata civis indiscriminadamente num café de Jerusalém e não igualmente o míssil disparado de um avião israelita contra uma manifestação de civis palestinianos? Se o terror se define de acordo com a sofisticação dos meios usados, então relembremos que, antes de dispor do último grito em aviões franceses e mísseis americanos, os judeus da Palestina só tinham bombas e foi com elas que abriram caminho à criação do seu Estado, contra a administração britânica."

In jornal Público, 21-05-2004

0 Comments:

Post a Comment

<< Home