Thursday, January 15, 2004

O Céu Sobre Berlim V


No final da II Grande Guerra Mundial as forças aliadas – Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética – ocuparam a Alemanha e dividiram-na em sectores. Berlim a capital encontrava-se no território ocupado pelos soviéticos, mas estava também dividida em 4 áreas distribuidas pelas forças de ocupação. Em finais de 1947 as potências ocidentais manifestam a intenção de criar um estado alemão ocidental nos seus territórios. Como primeira medida anunciam uma reforma monetária na zona ocidental, a ter efeito a partir de 20 de Junho. Os soviéticos por seu turno tentam dissuadi-los criando cada vez mais complicações à entrada e saída de produtos e pessoas de Berlim e alegam que com esta medida os aliados perderão o direito de ocupar a capital. A 24 de Junho de 1948 é imposto pelos Soviéticos um bloqueio total ao tráfego terrestre e Berlim torna-se uma cidade sitiada. As forças ocidentais rapidamente percebem que só à uma maneira de contornar o embargo: pela via aérea.
A 25 de Junho os ingleses efectuam os primeiros voos utilizando antigos bombardeiros C-47 adaptados a transporte de carga. A partir desta data os voos tornam-se cada vez mais regulares, atingindo o seu auge a 16 de Junho de 1949 onde a cada minuto aterrava um avião nos aeroportos aliados de Berlim. Apesar de os Soviéticos terem anunciado o fim do embargo a 12 de Maio de 1949, a ponte aérea só terminaria a 30 de Setembro desse ano. No total as forças aliadas efectuaram 277 mil 264 missões entregando mais de 2,3 milhões de toneladas de comida, carvão e outros bens a dois milhões de berlinenses, naquela que é até hoje a maior ponte aérea da história. A comparação entre a ponte aérea de Berlim, com a de Sarajevo ilustra bem a dimensão e o esforço efectuado pelos aliados. Entre Julho de 1992 e Janeiro de 1996 foram transportados para Sarajevo cerca de 179 mil 910 toneladas de carga. A ponte aérea de Berlim entregou mais do que isso só no mês de Março de 1949, um ritmo que se manteria por mais 4 meses.
A 23 de Maio de 1949, 11 dias depois do anúncio oficial do fim do embargo era criada a República Federal da Alemanha a partir dos sectores controlados pelas forças ocidentais e a 5 de Outubro nascia a República Democrática da Alemanha a partir da zona soviética. Estava assim definida aquela que seria a linha da frente da Guerra Fria, a também denominada “Cortina de Ferro”.
Sob o Céu de Berlim milhares de alemães seriam apartados de familiares e amigos por um muro durante quase 4 décadas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home