Friday, December 19, 2003

O Céu Sobre Berlim IV - Baader Meinhof



Berlim, 1970. Andreas Baader é preso numa operação stop da policia, sob a acusação de terrorismo. dois anos antes Baader e a sua namorada Gudrun Esslin tinham fundado a "Facção Exército Vermelho" (RAF) com a qual pretendiam iniciar uma revolução de inspiracção marxista.
Entretanto Ulrike Meinhof uma jornalista com estreitas ligações aos movimentos estudantis, é assediada por Esslin para libertar Baader da prisão. Com duas filhas e uma carreira jornalistica reconhecida, Meinhof hesita, no entanto o fervor revolucionário fala mais alto e a 14 de Maio o plano é posto em práctica.
sob o pretexto de uma reportagem sobre os grupos terroristas de esquerda que despontam um pouco por toda a Alemanha, Meinhof consegue obter autorização para levar Baaden até ao Instituto Dahlem. Sob escolta policial Baaden chega ao Instituto mas não permanecerá por aí muito tempo. minutos depois membros da RAF irrompem pela sala de leitura disparando indiscriminadamente. a partir desta data nasce aquele que popularmente seria designado por Grupo Baader-Meinhof.
durante os dois anos seguintes o Grupo será alvo de perseguição cerrada por parte da policia. a par dos atentados a RAF assalta bancos para financiar a compra de armamento e desloca-se uma temporada até á  Jordânia onde treinam guerrilha urbana num campo palestiniano.
em 1972 o grupo é encurralado numa rua de Frankfurt e após intenso tiroteio os principais elementos do Grupo são capturados entre os quais Andreas Baader, a sua namorada Gudrun Esslin e Ulrike Meinhof.
Em 1976 Ulrich Meinhof é encontrada enforcada na sua cela, do complexo prisional de alta segurança de Stammheim, em Estugarda, a tese de suícidio será contestada até aos nossos dias. Um ano mais tarde Andreas Baader, Gundrun Esslin e Jan Carl Jaspe, são também encontrados mortos nas respectivas celas, com tiros de pistola. mais uma vez a tese de suicidio é posta em causa. como foi possivel introduzir armas numa prisão como a de Stammheim foi a pergunta mais insistentemente repetida e para a qual nunca seria encontrada resposta. Sobre o Céu de Berlim uma gigantesca manifestação acusaria a policia e o governo de abuso de poder e de silenciar os seus cidadãos mais incómodos. uma coisa estava garantida Andreas Baader e Ulrich Meinhof tinham um lugar garantido no imaginário popular.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home